« Home | Há dias em que é necessário parar. Este é o primei... » | É verdade, no Fora das Mãos tudo tem estado muito ... » | Camões porque está sempre presente pelas palavras ... » | Fomos, já não somos. Ignoramos. Calamos.Gritamos p... » | Este soneto meu amor é para ti.É teu, só teu, que ... » | Eis o que acontece quando se tenta fotografar um a... » | Sonhar é algo que acontece, acordar também... mas ... » | Era uma vez muitos professores contratados, que to... » | Pensamento do dia » | Há quem faça dieta...e quem se meta na dobrada... » 

domingo, julho 23, 2006 

Pedido de ajuda
Há 11 dias descobrimos que a Micas, gatinha com 12 anos, Bosques da Noruega (foto publicada 23 Novembro de 2005) tinha um carcinoma na base da língua. Foi operada (o veterinário assegurou que os gatos conseguem viver até sem língua e fazer a sua vida com normalidade) no dia seguinte: o tumor foi retirado e metade da língua também. A cicatrização decorreu, com visitas periódicas ao veterinário: soro, antibiótico...
Os dias têm parecido meses e agora estamos na fase em que é suposto ela comer sozinha. Simplesmente não é fácil, ela consegue agarrar a comida com a boca... mas não sabe engolir.
E agora, haverá alguém que tenha experiência de semelhante situação? Faço tudo para ajudar a gatita, mas é muito difícil. É-o com seres humanos e com animais também.
Num gato a língua serve também para este se lavar. A Micas, noite e dia, sem que possamos impedi-la, arranca pêlo para com ele lavar-se, é desesperante ver isto acontecer e tomou porporções importantes. Se alguém souber como ajudar é muito bem vindo.

A gatinha está a tentar adaptar-se à sua nova condição... A língua ainda deve ser para ela um membro fantasma.

Será possivel que outro gato lhe faça a limpeza de pelo?

Tens de ter paciência com ela...

Já pedi ajuda a algumas pessoas mais entendidas...

As melhoras.

ela é limpa e escovada todos os dias, diversas vezes. A gata tem um cheiro diferente, dos desinfectantes, do medo... Os outros gatos sentem nela um cheiro diferente e afastam-se. Os gatos reagem muitas vezes assim perante a doença de outro gato.
O medo tem cheiro e os gatos um instinto que os faz afastarem do que consideram perigo. O outro gato nem se aproxima e parou de comer. A Siamesa primeiro fazia-lhe fssss e agora ela é-lhe indiferente.
É estranho mas até agora os 2 outros gatos reagem de forma muito cautelosa.

Tadinha da bichana... Deve-lhe ser muito penoso... A doença, o afastamento dos outros gatos, as limitações.

Força que a bichaninha vai ficar bem... Ainda estão todos a adaptarem-se.

Enviar um comentário